2000 seria o ano de lançamento de um port do primeiro Resident Evil para Game Boy Color, licenciado pela Capcom e produzido pela Virgin em parceria com o estúdio britânico HotGen. Após diversos atrasos, porém, o projeto foi cancelado por não estar de acordo com os padrões exigidos pela Capcom. Boatos começaram a surgir, dando conta de que o jogo, na verdade, não teria sido cancelado e sim, portado para o recém-lançado Game Boy Advance. Finalmente, em 2001, veio o anúncio de que um título inédito da série estava em produção para o quase extinto Game Boy Color.
Em “Resident Evil Gaiden”, Leon S. Kennedy, agora trabalhando para uma organização clandestina anti-Umbrella, é enviado para investigar rumores de que uma nova arma biológica estaria a bordo do cruzeiro “Starlight”. Porém, o contato com o agente é perdido e Barry Burton, também pertencente à organização, é enviado para localizá-lo. Ao chegar no local, percebe que o vírus infectou a todos no navio, e encontra a única sobrevivente do acidente, Lucia. Perseguidos por um monstro capaz de tomar qualquer forma e enfrentando os zumbis espalhados pelo barco, Barry e Lucia devem encontrar Leon e tentar escapar com vida do local, não sem antes destruir a arma biológica a bordo e evitar que o desastre tome proporções maiores.
O game inovou ao apresentar novos itens, coletes que diminuem o dano causado pelos inimigos, e um novo sistema de batalha, ativado somente quando as criaturas se aproximam e que conta com a destreza dos jogadores para a eficácia dos ataques. Durante os combates, também é possível batalhar com até três personagens por vez, compartilhando itens e munição entre eles. O jogo não teve uma recepção muito boa, sendo lançado ao mesmo tempo que o remake do primeiro RE para GameCube, e é considerado totalmente non-canon, ou seja, não faz parte da cronologia da saga.
PERSONAGENS
Barry Burton
Ex-S.T.A.R.S., é o segundo membro da organização anti-Umbrella a
ser enviado para o “Starlight”, à procura de Leon e para completar a
missão interrompida com o desaparecimento do jovem. Barry é o primeiro
personagem a ser controlado no jogo. |
Leon S. Kennedy
Após o desastre em Raccoon City, Leon se une a uma organização
clandestina anti-Umbrella, e é enviado ao cruzeiro “Starlight” para
investigar a existência de uma arma biológica no local. Porém, o grupo
perde o contato com o agente pouco após sua chegada. |
Lucia
Única sobrevivente do acidente no cruzeiro, a órfã estava a
caminho da casa de alguns parentes na Europa. De alguma forma, a jovem
pode sentir quando monstros se aproximam. |
INIMIGOS
Zumbi
Os inimigos básicos do jogo não oferecem tanto perigo. A faca
pode ser utilizada de maneira geral, a não ser que você esteja com pouca
energia ou lutando contra mais de um monstro ao mesmo tempo. Alguns
poucos ataques acabam com eles. |
Mulher Zumbi
Tome cuidado, pois os ataques desta criatura são capazes de te
envenenar. Fuja sempre que possível, ou prefira a Handgun, acabando com
ela de longe. |
Zumbi Armado
Algo inédito na série, estas criaturas estão armadas com
pés-de-cabra e podem te atacar de longe. Sempre utilize a Handgun e,
caso esteja batalhando contra mais de um, prefira armas mais fortes,
pois seus ataques causam um dano considerável. |
Capitão
O capitão do navio transformado em zumbi é um dos chefes do
game. De posse de uma pistola, seus tiros causam bastante dano. Opte por
armas mais poderosas, como a Shotgun, e seja rápido nos disparos
tentando sempre acertá-lo em cheio. |
B.O.W. / Amoeba
Arma biológica que persegue os personagens durante todo o game. Em sua primeira forma, atire com as armas mais poderosas e seja rápido, apertando o botão quando a barra estiver no centro. Sua segunda forma, enfrentada já ao final do game, é mais rápida e forte, mas a estratégia deve ser mantida, atire sem parar até derrotá-la. Em sua última forma, a criatura possui um ataque especial que causa muito dano, utilize a Rocket Launcher e atire sem parar. |
ARMAS
Knife / Faca
Ao contrário dos outros games da série, esta arma é muito útil contra os zumbis comuns, permitindo que o jogador poupe munição para utilizar contra os inimigos mais fortes. Seu curto alcance, porém, exige habilidade ao se desferir um ataque. |
Coletes
Estes coletes estão espalhados pelo navio, e servem para diminuir o dano causado pelos inimigos. Utilize-os de acordo com a vitalidade dos personagens que estiverem sob seu comando. Há três tipos: Kevlar, o mais fraco; Titanium, intermediário; e Diamet, o mais resistente. |
Handgun
Útil contra todos os tipos de zumbis, a arma padrão da série tem como vantagem o alcance, maior que o da faca. Utilize-a principalmente contra inimigos mais fortes, como as mulheres ou zumbis armados. |
Shotgun
Capaz de causar muito dano às criaturas e até de decapitar zumbis, desde que seus tiros acertem em cheio. Fique atento à barra, que se move rapidamente. Há uma quantidade razoável de munição disponível para ela. |
Assault Riffle
Uma das armas mais difíceis de mirar, efetua apenas um disparo por vez que, se acertado em cheio, é capaz de matar inimigos rapidamente. Utilize-a a longa distância, para não ser atingido. |
Grenade Launcher
Esta é uma das melhores armas do game, e deve ser reservada para as batalhas finais contra a B.O.W., pois não há muita munição disponível para ela. |
Gas Launcher
Arma que dispara um gás tóxico, capaz de matar todos os inimigos de uma sala. Você não encontrará munição para ela ao longo do jogo, utilize-a com cautela. |
Rocket Launcher
A arma mais forte do jogo deve ser guardada exclusivamente para a batalha final contra a B.O.W. Por não ter uma mira muito fácil, fique atento para não desperdiçar os disparos, que são capazes de causar grandes danos ao chefe final. |
DETONADO
Início
O jogo começa no Side Deck 2F. Vá para a esquerda e cheque as caixinhas na parede para achar algumas balas e itens de cura. Pegue também o File no chão, entre na porta após a cena. Outra cena acontece, e dois zumbis estarão em cima do personagem. Ignore-os e corra para a esquerda, pegue o file e entre na porta.
No próximo corredor, mais uma cena, aqui você terá uma dica do que fazer, portanto continue para cima e esquerda. Pegue o file e dê uma checada nas portas da parte superior, numa delas estará o Coolant Fuse. Desça as escadas, você chegará no Restaurante. Aqui há alguns itens de cura e balas, vasculhe um dos corpos para achar a Kitchen Key e use-a na porta à esquerda. Na cozinha, use o Coolant Fuse para abrir a porta ao sul, e entrar no refrigerador. Numa das estantes estará a Crew Area Key, pegue-a e retorne para o 2F.
Continue seguindo pelo corredor até achar outro file, e entre na porta próxima. Entre nas portas ao sul para balas, ervas e mais um file. Continue no corredor, pegue mais um file e mate o zumbi para pegar a Elevator Key. Cheque os vasos na parede, onde estará a Shotgun. Volte aos banheiros para pegar munição para ela. Há mais munição no corpo perto do elevador. Use a Elevator Key e entre.
Save Point 1
Use o painel à esquerda e você estará no 3F. Colete o arquivo, mate o zumbi nas proximidades para pegar munição e suba as escadas para o 4F. No Seat Deck, vá para a esquerda, e pegue o primeiro colete do jogo próximo aos bancos. Após, siga para o norte e à direita pelo caminho, matando o zumbi e coletando o Security Card no corpo dele e continue em frente. Pegue a corda na caixinha ao lado da porta, e mate as zumbis mulheres próximas aos bancos para obter a Bar Room Key, que abre a porta à direita.
Siga pela porta do outro lado e, na sala dos elevadores, vá para cima e à esquerda, e você encontrará uma Titanium Armor, além de vários itens. Volte, siga à direita e entre na porta. Pegue as balas e as ervas nas caixinhas na parede e entre na Suite Room P, a primeira porta logo em frente, onde um zumbi estará com a Elevator 2 Key, pegue-a e retorne até os elevadores. Desça por eles e depois pelas escadas, saindo para o Side Deck logo em frente. Entre na segunda porta, abrindo-a com a Crew Area Key. Retorne ao 1F pelo elevador, reviste um dos corpos para achar o Blowtorch, e siga pela esquerda, usando-o na porta em frente. Nesta sala, pegue o Computer Card próximo à porta e o Crowbar nas caixas ao sul. Volte ao 2F pelos elevadores.
Use o Crowbar para abrir a porta mais próxima, olhe o armário e pegue o Extinghisher. Suba novamente pelos elevadores e use o Computer Card para abrir a porta à direita. Pegue o Control Pass e o file, e retorne ao primeiro andar.
Vá para o Storage Bay e use o Control Pass na porta, mate o zumbi e pegue o Elevator Pass, cheque o corpo para encontrar o Data Disk. Volte aos elevadores e vá até o 4º andar, e use o Elevator Pass para abrir as portas.
Vá para o único caminho possível, cheque o corpo e pegue a Boiler Room Key. Use essa chave no corredor A, no segundo andar, para abrir a primeira porta no corredor em frente ao elevador. Desça as escadas até o Engine Room, para pegar mais munição, pois você irá precisar. Volte até a área da piscina, no 4º andar, e use o Security Card na porta trancada, entre e use os computadores para acionar uma cena.
Save Point 2
Vá para a direita, você verá várias cenas, até chegar aos elevadores. Aqui, equipe a Shotgun e siga em frente. Esse será o primeiro encontro com o B.O.W., 5 tiros bem em cheio com a Shotgun dão conta do recado. Agora que você tem Lucia, é hora de ir atrás de Leon. Volte para os elevadores e veja mais uma cena.
Save Point 3
Desça pelos elevadores, e ao sair descubra que Lucia tem a chave para a segunda classe. Vá à esquerda e abra a porta com a chave (2nd Class Key). Uma vez nesta área, suba para pegar algumas balas e ervas, e entre nas portas da parte de baixo do corredor, ignorando as que ficam à esquerda, nas quais só existe um zumbi. Nestas portas deverão ser pegos um Kevlar Armor, Semtex, Yellow Herbs, Lock Pick e Shotgun Shells. Com o Lock Pick, abra a porta ao norte e à esquerda, tomando cuidado com o zumbi. Pegue a Cabin C34 Key no criado-mudo e o Assault Rifle no armário. Há munição para esta arma na planta mais próxima.
Vá até o quarto mais ao sul e abra-o com a nova chave, lá dentro, pegue o 1st Class Key.
Save Point 4
Para aumentar sua defesa, vá até o 3º andar através do Crew Elevators, usando o Semtex na porta sul e entrando no quarto do capitão. Analise o armário para uma armadura Diamet, e o cofre para pegar o Computer Card. Agora vá até a porta trancada perto dos elevadores principais, equipe a Shotgun e use a chave para abrir o corredor da primeira classe. O B.O.W. aparecerá e, após a luta, você estará sozinho.
Neste corredor, todos os quartos estarão vazios, exceto o quinto, que está trancado, no sexto estará um zumbi que tem munição e algumas ervas na penteadeira. Esqueça o próximo quarto e entre no ultimo, examine o buraco, e você estará no Multi Purpose, desça as escadas à esquerda.
Save Point 5
O primeiro zumbi aqui tem balas para a Handgun, saia para o corredor B, à esquerda, e siga até os banheiros em cima para mais balas e a Medical Key. Agora vá para a esquerda, entre na sala ao norte, pegue algumas ervas e uma Titanium Armor, entre na sala abaixo, matando os zumbis para encontrar mais balas de Shotgun e a Library Key. Pegue também o file no chão. Saia para a esquerda, pela porta e você estará de volta ao Lobby.
Um dos zumbis aqui tem balas para o rifle, pegue-as e siga até o refrigerador, pegando finalmente a Grenade Launcher, e encontrando mais granadas nas cortinas do restaurante. Há munição também na 1F Power Control e 2F Shop. Vá até o corredor A no segundo andar e use as chaves novas, e na biblioteca pegue o arquivo, a Lounge Key, balas pra Handgun e Kevlar Armor. Na sala médica, pegue as ervas, balas e o Diamet Armor.
Use o elevador mais próximo para chegar ao 3F, abra a porta à esquerda com a Lounge Key e mate o primeiro zumbi para algumas balas. Siga até o outro lado da sala e mate o zumbi que está carregando o Operator Pass, e nas salas do meio pegue a Cabin F50 Key e algumas ervas.
Na área da primeira classe, use a chave F50 para abrir a única porta trancada, onde se encontram ervas e uma munição que não pode ser pega ainda, mas lembre-se desta sala. Use os elevadores principais para chegar ao 4º andar, entre na sala acima do Security Room para mais itens de cura e granadas. Entre no Security Room e acione o computador.
Save Point 6
Siga qualquer caminhop até o Upper Deck, no segundo andar.
Save Point 7
Equipe o Assault Rifle antes de entrar no deck, pois o B.O.W. aparece de novo. Assim que ele cair, fuja para a porta que dá para o corredor C. Agora Leon é controlável, então siga para o 3F, entre no Computer Room e use os computadores no fim da sala. Após a cena, volte pelos elevadores até o 1º andar.
Save Point 8
Vá até o Special Storage e siga até a diagonal superior esquerda, tomando cuidado com os zumbis, mate-os e ganhe a Rocket Launcher. Volte, use o extintor no fogo e ente no Data Control Room, usando o Data Disk no computador à esquerda.
Save Point 9
Vá novamente até o Security Room no 4º andar e use o computador, veja a cena e saia da sala.
Save Point 10
Siga até o Piano Bar no segundo andar, onde Barry está, tomando cuidado com o zumbi colado na porta no corredor B. Após a cena você estará no Upper Deck.
Save Point 11
Agora Leon está sozinho, e é hora de pegar todas as munições e armas restantes. Siga até o Crew Elevators e vá para o 4ºandar. Pegue a Gas Launcher na Operation Room. Na cabine F50 se encontra mais munição para essa arma. Agora siga para o Boiler Room no 1 º andar. No caminho, um zumbi na Library tem balas para o rifle. No Boiler Room, pegue mais mísseis. Desça as escadas e pegue mais munições no Power Control Room, volte e siga ao sul.
Save Point 12
Cure-se, equipe uma arma forte e siga. O B.O.W. aparece para lhe enfrentar. Perceba que ele se afasta durante a batalha, e só morrerá quando estiver no fundo da tela. No comando de Barry, mate o zumbi e procure por três ervas e, na sala seguinte, munição e um Diamet Armor. Duas salas após, mais ervas.
Volte, suba as escadas e o B.O.W. estará atrás dos personagens. Fuja. Pegue os itens na parte superior da tela e as granadas de gás perto do periscópio, e siga pela direita. Desvie do zumbi e siga para o Torpedo Room, pegue mais alguns mísseis e retorne para a sala com o monstro, drible ele e entre na Control Room.
Save Point 13
Use o computador e, após uma cena você estará de volta ao Starlight, no Upper Deck. Agora deve-se alcançar Leon, mas o caminho estará bloqueado em várias partes, e será necessário dar uma volta muito grande.
Siga até o Lobby Balcony, pegue os elevadores principais para o 4ºandar. Siga até o Seat Deck, através da parte superior da tela, evitando muitas batalhas, desça para o 3F, pegue o elevador de baixo para o 2F e entre no Boiler Room. Equipe o rifle ou outra arma forte e vá falar com Leon. Após a cena, fuja do monstro e desça as escadas, subindo-as novamente logo depois.
Save Point 14
Mate o zumbi para pegar mais balas para a Shotgun, e siga até o Upper Deck. Alguns lugares estarão bloqueados por fogo, vá até o Side deck pelo corredor B, após pelo corredor C até chegar lá. Prepare-se pois muitos zumbis estarão no caminho. O B.O.W. lhe espera em frente à porta, portanto cure todo mundo, equipe todos com armas boas. Se possível, utilize granadas de gás pois elas são muito efetivas nesta batalha contra o monstro.
Cure-se novamente, equipe-se com a Rocket Launcher, Gás Launcher e Grenade Launcher e entre no Upper Deck. Após a cena, o monstro volta para ser enfrentado novamente. Utilize todo o armamento pesado que possuir e, após matá-lo, curta o final do jogo.
DICAS
Bug da munição de Handgun
Você precisa estar na sala das máquinas antes de lutar com o monstro na 12ª sala de save. Quando você for lutar contra ele, morra de propósito, usando um Continue em seguida. Pegue a munição de Handgun e continue repetindo esse processo até que você tenha 99 balas.
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