quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resident Evil Dead Aim


uarto título da série “Survivor”, lançada pela Capcom para trabalhar franquias consagradas da empresa com perspectiva em primeira pessoa. Ao contrário de seus antecessores, porém, este jogo também utiliza a perspectiva clássica da série RE, com a ação em primeira pessoa sendo ativada somente quando o jogador desejar mirar e atirar nos inimigos.

     Chamado no Japão de “Biohazard Gun Survivor 4: Heroes Never Die”, o game se passa no ano de 2002, quando o terrorista Morpheus Duvall seqüestra o navio “Spencer Rain”, pertencente à Umbrella e, de posse de grandes quantidades de vírus, ameaça liberá-lo caso suas exigências não sejam cumpridas.

     É nesse ensejo que Bruce McGivern, um agente de uma força-tarefa do governo norte-americano, é enviado ao local para recuperar o navio, prender Morpheus e evitar que o vírus seja dissipado em meio à população. A chinesa Fong Ling também está no local, e ambos devem trabalhar juntos para impedir que o terrorista seja bem sucedido. Além da jogabilidade, o trabalho empregado na produção de Dead Aim é notável. Este é o primeiro game da linha “Resident Evil Survivor” a apresentar cenas em CG, além de um bom trabalho de dublagem e uma trama consistente. É também o primeiro jogo da série a ter uma música tema, “Gun Shot”, interpretada pela banda japonesa Rize.

                                                                          PERSONAGENS

Bruce McGivern
     Membro do U.S. STRATCOM (Comando Estratégico dos Estados Unidos, na sigla em inglês), uma agência do governo americano dedicada a investigar e impedir a continuidade das ações da Umbrella Corporation. Apesar de jovem, já se viu em diversas situações de perigo por não pensar antes de agir.


Fong Ling
     Trabalhando para o Departamento de Defesa chinês, Fong Ling é fria e não permite que nada impeça que seus objetivos sejam alcançados. Sua lealdade à pátria é inquestionável, e ela foi capaz de prender o próprio irmão, um ativista anti-governo. É enviada para o “Spencer Rain” com o mesmo objetivo de Bruce, e vê sua fidelidade cega à China posta à prova durante a missão.


Morpheus D. Duvall
     Obcecado pela beleza física, já se submeteu a diversas cirurgias plásticas para manter sua juventude. Ex-funcionário do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Umbrella, foi demitido da companhia e, anos depois, roubou uma grande quantidade de vírus e é o responsável pelo seqüestro do “Spencer Rain”. Seu objetivo final é a construção de um mundo belo e perfeito através da destruição da feia sociedade atual.



                                                                     INIMIGO
Zumbi
     Os inimigos mais comuns e encontrados em maior quantidade. São seres humanos transformados pela ação do T-Virus. Não oferecem perigo a longas distâncias, pois seus ataques se resumem basicamente a mordidas e cusparadas de ácido. Utilize a Handgun e mire sempre na cabeça ou nas pernas para derrubá-los. Contra grandes grupos, a Shotgun pode ser utilizada.


Hunter
     Tão perigosos quanto nos outros games da série, os Hunters de Dead Aim se assemelham muito a sapos e tendem a se aproximar dos personagens antes de efetuar alguns ataques. Utilize a Shotgun e seja rápido contra estas criaturas.


Nautilus
     Inimigos imóveis e encontrados apenas duas vezes durante todo o game, não são capazes de atacar por si só. Para este fim, utilizam os Torpedo Kids, que saltam da água e tentam morder o personagem. Caso seja necessário, mate-os com um tiro de Handgun e atire sem parar em Nautilus até matá-lo.


Glimmer
     Fortes e rápidos, seus ataques consistem em saltar em cima do personagem e liberar uma espécie de ácido através de sua boca. Corra sempre que possível e, caso seja necessário, utilize suas armas mais fortes.


Halbert
     Pequenos insetos que são encontrados ao final do game. Não devem representar um problema, pois seu único ataque é tentar picar o personagem. Simplesmente atire com a Handgun, matando-os com apenas um tiro.


Tyrant T-091
     Este monstro se diferencia dos outros Tyrants devido a seus longos tentáculos, que tentam atacar o personagem a longas distâncias. Seu ponto fraco fica localizado na parte de trás do pescoço. Atire com suas armas mais poderosas e não pare enquanto a criatura estiver abaixada. Repita a operação algumas vezes para acabar com ele.




Pluto
     Esta criatura não tem olhos e se guia somente pela audição. Tente não correr e mire sempre em sua cabeça, atirando com a Silenced Handgun. Não deixe que ele se aproxime e se afaste andando.


Queen Halbert
     Contra a rainha dos insetos, correr e atirar é sempre a melhor opção. Como a maioria dos monstros do jogo, seu ponto fraco é a cabeça. Utilize o Assault Rifle e tome cuidado com o ácido e os insetos que são expelidos por ela.




Morpheus
     O chefe final do jogo deve ser enfrentado em duas formas. Na primeira, balas comuns são inúteis devido ao campo elétrico formado ao redor dele. Utilize o Charged Particle Rifle e atire sempre na cabeça, não ficando muito tempo parado no mesmo local e desviando de seus rápidos ataques sempre que possível. Em sua segunda forma, utilize armas de longo alcance como o Assault Rifle ou a Magnum, e atire sempre que sua cabeça surgir de dentro dos buracos em seu corpo. Se necessário, utilize a Shotgun para fazer com que ele se afaste.


                                                                     ARMAS

andgun

     Arma inicial de todos os games, é básica e indicada para utilização contra os zumbis. Há muita munição espalhada ao longo do jogo, sendo assim, não hesite em descartar as balas caso encontre munição para armas mais fortes. Comporta 15 tiros.


Silencer Handgun

     Com uma baixa velocidade de tiro e recarregamento, não é uma boa opção de arma a ser utilizada normalmente durante o jogo, principalmente devido à pouca capacidade de munição, de apenas 8 balas. Deve ser utilizada somente contra Pluto, um dos chefes do jogo.

Semi Auto Handgun

     Muito parecida com a Handgun modificada de Resident Evil 2, esta arma atira 3 tiros por vez e é muito eficiente contra hordas de zumbis e até mesmo Hunters, desde que utilizada à distância. O aumento no gasto de munição não deve ser um problema, pois balas para ela estão disponíveis em grande quantidade ao longo do jogo. A melhor Handgun do game, comporta 18 tiros por vez.


Shotgun

     Clássica e presente em todos os games da série, é ótima para dispersar grandes grupos de zumbis caso esteja cercado. Além disso, é perfeita contra os Hunters que sempre tentam se aproximar do personagem. Comporta 7 balas por vez.

Magnum

     Não há muita munição disponível para esta, que é a arma mais poderosa do game. Sendo capaz de matar qualquer inimigo normal com apenas um tiro, deve ser reservada para os chefes. Seu recarregamento máximo é de 7 tiros.

Grenade Launcher

     Assim como a Shotgun, é capaz de causar danos a diversos inimigos por vez devido à explosão que causa. Porém, não é uma boa escolha de arma secundária, pois não há muita munição disponível para ela. Guarde-a para as batalhas contra chefes mais poderosos. Utiliza 6 granadas por vez.

Assault Rifle

     A arma mais rápida do game, é também uma das mais úteis, impedindo que os inimigos normais se aproximem. Com sua grande capacidade de 100 tiros por vez, não é preciso ser recarregada constantemente. Tome cuidado para não ser pego desprevenido durante uma batalha, já que só é possível inserir um novo pente após o término do anterior.

Charged Particle Rifle

     Obtida pouco antes da batalha final contra Morpheus, esta arma possui munição infinita e dispara três tiros antes de precisar passar por um período de recarregamento durante o qual não pode ser utilizada.


                                                       DETONADO


Lembre-se: Este guia apenas indica um caminho a seguir, localização de itens-chave e a resolução de enigmas, de forma a auxiliar o jogador a terminar o game. Guiá-lo durante todo o jogo, entretanto, não é nosso propósito. Sendo assim, o detonado não indica a localização de munições e itens de cura (a não ser quando necessário), além de não relatar a história do game. Muitas salas (a grande maioria delas contendo munição, itens de cura e files) serão deixadas de lado neste walkthrough, assim como a descrição de cutscenes e eventuais surpresas que o game reserva aos jogadores de primeira viagem. A idéia é que os jogadores curtam a “experiência Resident Evil” mesmo com a ajuda de um detonado.

Parte I: Navio

     Após as animações iniciais, o jogador assume o controle de Bruce em um dos corredores internos do cruzeiro Spencer Rain. Siga em frente e vire à esquerda, chegando a uma cabine. Cheque o quarto e saia pela outra porta. Nesta área, localize o quarto 102 logo em frente e entre, coletando toda a munição que encontrar lá dentro. Ao retornar, vá até o quarto 101. Siga pelo caminho ao fundo e cheque o corpo, coletando o mapa e a “1st class key”. Volte e o primeiro zumbi do jogo se levantará. Mate-o para seguir em frente.

     De volta a esta área, todos os mortos se levantarão. Corra para a porta dupla à direita para destrancá-la, e siga. Vá pela direita ou pela esquerda, passando pelas portas duplas e chegando ao hall principal do navio. Siga pela porta logo em frente e depois pela à esquerda, chegando à “VIP Room”. Cheque o corpo na poltrona para encontrar o “guest keycard”, e prepare-se para enfrentar diversos zumbis. Retorne ao hall; vários zumbis estarão em seu caminho até lá. Corra até as portas duplas do outro lado, volte à área do início do jogo e use o cartão para destrancar a porta do outro lado.

     Após a cena com Fong Ling, desça as escadas até o andar inferior e você verá um painel à direita. Cheque-o e retorne ao andar de cima, pois as portas estarão destrancadas. Siga pela porta logo em frente e, no corredor, siga até a segunda porta à esquerda, e depois entre no quarto 206, onde você encontrará a Silencer Handgun. Continue em frente até o Lounge, que também é a primeira sala de save do jogo, onde também é possível encontrar muita munição para a Handgun. Siga para o quarto 203.

     Lá, pegue o “ID card” e diversos zumbis surgirão no corredor. Mate-os e retorne à sala da escada em espiral (Spiral Staircase Hall, no mapa), utilizando o cartão recém-obtido no painel do primeiro andar para destrancar as portas do mesmo. Siga pela mais próxima e passe pela porta metálica à direita. Na cozinha, colete os itens e passe pela porta ao fundo, acessando o freezer e coletando a Shotgun ao final do corredor, ao lado de munição (você provavelmente será perguntado se deseja descartar algumas balas de Handgun para coletar os tiros para a Shotgun, responda que sim agora e todas as vezes que o game te perguntar, dando sempre preferência às armas mais fortes). Obviamente, os zumbis se levantarão; seja rápido e volte ao corredor anterior à cozinha. Avance pelo único caminho possível até chegar à piscina.

     Siga sempre em frente até localizar um mecanismo ao lado de dois zumbis. Colete a “maintenance key” no painel e retorne ao corredor de onde veio; volte até a escada em espiral e, no primeiro andar, siga pela porta à direita, também destrancada após a utilização do cartão. Há muitos zumbis aqui e a maioria das portas estará trancada. Localize a de número 302 e entre para coletar a Semi-Auto Handgun. Cheque os outros quartos e continue pela outra porta, seguindo em frente pelo corredor até encontrar um portão de metal. Cheque o painel ao lado para abri-lo, e você estará de volta ao hall principal. Atravesse-o e siga pela única porta dupla destrancada do outro lado.

     Vá pela porta logo em frente. No bar, colete os itens e o file, passando a seguir pela porta do outro lado. Neste corredor, siga pela única porta simples destrancada e entre no “Store House”, à direita, coletando munições e, principalmente, a “handle”. Ao tentar sair, mais uma cena acontecerá e você passará a controlar Fong Ling.

     Com a espiã, você deverá retornar até a área da piscina, do outro lado do navio. Chegando lá, utilize o “handle” na escotilha no chão, ao lado do painel de controle. Após a cena, você estará de volta à pele de Bruce, que estará frente a frente com dois Hunters. Após matá-lo, assista a mais uma cena e você estará na área inferior, mais uma área de save com muita munição. Faça o que precisar, desça pelo elevador e vá pela primeira porta que ver. Seguindo adiante, você será atacado por diversos zumbis. Mate-os até encontrar outra porta e continue seguindo em frente até chegar a um elevador.

     Suba e você estará em um corredor circular. Repare na porta trancada com cartão e siga, até encontrar uma grande porta de metal que levará à área de carga, com diversas caixas. Siga pela porta do outro lado e prossiga pela esquerda, passando por mais uma porta. Na sala de apresentações, abra a porta à direita e entre para pegar o “crowbar”, próximo aos computadores do outro lado. Ao voltar, mais uma cena se iniciará.

     Escape da criatura na qual Morpheus se transformou e fuja de volta à sala com as caixas, abrindo-as até localizar o “crewman’s keycard” e continue fugindo pela outra porta. Neste corredor circular, destranque a porta com a trava eletrônica e assista a mais uma cena. Controlando Fong Ling mais uma vez, desça pelas escadas, ficando atento aos dois Hunters que tentarão te atacar aqui. Siga até o painel de energia, do outro lado à direita, e ligue a força. Suba novamente e utilize o painel que mostra o mapa do navio, à direita da porta por onde você entrou. Siga até ela para ver mais uma cena.

     e volta com Bruce, retorne à sala de carga com as caixas, pegando o mapa no corredor circular e ficando atento ao Hunter (dependendo da dificuldade escolhida, há diversos itens que podem ser coletados nas caixas). Siga em frente e passe pela porta recém destrancada. Em mais uma sala de save, colete o Spray e as munições, salvando se quiser, e por fim, colete a “recreation room key” na mesa ao lado da máquina de escrever. Retorne à sala de apresentação (“Presentation Room”, no mapa) e utilize o dispositivo na parede, que revelará uma passagem após as escadas. Mais uma vez você estará de volta ao hall.

     Siga para o bar e, tomando cuidado com os zumbis, destranque a porta que leva a “Stairs Room 1F”. Suba pelas escadas e passe pela porta, seguindo pelo corredor e entrando pela única porta possível. Leia o file e você será atacado pelo capitão. No quarto de onde ele saiu, você encontrará a Magnum e munição, além de um item de cura no corpo dele. Siga pela outra porta nesta sala e suba as escadas, passando pela única porta. Assista a mais uma cena e, após ela, ignore os zumbis e corra para a porta. Depois de mais uma cena, você deverá enfrentar um Tyrant. Corra sempre para trás dele, atirando em seu coração exposto nas costas com o que tiver de mais forte. Fique atento ao contador de tempo.


Parte II: Laboratório Abandonado

     Após a longa cena, siga pela porta em frente e colete o mapa à esquerda. Entre pela porta atrás de você, que é uma sala de save. Arme-se e salve o jogo, se quiser. Voltando ao corredor anterior, avance até o final e você encontrará a Grenade Launcher caída no chão da passagem à direita. Siga pela única porta possível.

     Nesta área, desça as escadas até o esgoto e siga em frente, depois à direita pelo caminho até encontrar uma nova plataforma. Passe pela porta e você estará em um corredor semelhante ao anterior. Ignore a primeira porta e siga até o final, entrando pela segunda. Em mais uma área de esgoto, siga para a esquerda e você encontrará um Nautilus de lado. Atire até matá-lo e siga pela porta atrás dele. Passe pelos zumbis e vá pela porta, chegando a uma terceira área de esgoto. Na água, siga até o final, tomando cuidado com os Torpedo Kids e, na plataforma, suba pelo elevador. Nesta sala, use o equipamento logo em frente e assista a mais uma cena.

     Mais uma vez controlando Fong Ling, pegue a erva e o mapa na passagem à direita e volte, entrando a seguir pela porta. No esgoto, siga para a direita e vá pela passagem à esquerda, tomando cuidado com os zumbis espalhados pelo lugar. Suba na plataforma e pegue a chave no cadáver, voltando a seguir pelo esgoto. Consulte o mapa e localize a “Control Room”, na parte de cima, e siga até lá. Use o equipamento logo em frente e retorne à plataforma com o cadáver no qual foi encontrada a chave, seguindo pela porta agora destrancada. Siga em frente e pela única porta possível, descendo ao esgoto e seguindo adiante. Tente passar correndo pela enorme quantidade de zumbis aqui e ignore a passagem à direita até chegar ao elevador no final desta área. Após utilizá-lo, continue pelo único caminho possível até chegar a uma porta e assistir a mais uma cutscene.

     Com Bruce, vá para a sala de save à direita, coletando o mapa na parede, armando-se e salvando se quiser. De volte ao corredor anterior, vá em frente, pegando o caminho à direita e passe pela única porta possível, indicada pelo número R03-06 no mapa. Siga em frente neste corredor e vire a esquerda, passando pela porta. No corredor seguinte, semelhante aos anteriores, você encontrará os Glimmers pela primeira vez. Tente atirar de longe e corra, assim que tiver oportunidade, até o elevador na passagem à direita. No corredor seguinte, mais Glimmers. Corra até a porta na passagem à esquerda e, no corredor em chamas, siga em frente, tomando cuidado com os zumbis, virando à esquerda e seguindo pela porta.

     Observe o mapa para encontrar um novo elevador, e desça por ele, chegando a uma área com alguma munição, o “Elevator Keycard” e um file no cadáver. Volte pelo elevador e siga em frente e depois à direita, até a porta no final. Muito cuidado aqui, pois um Glimmer correrá em sua direção imediatamente após entrar. Siga em frente e pela direita até o elevador. Vá pela porta logo em frente e continue, entrando na passagem à esquerda e pela porta. Vá pela direita e, na “Elevator Room”, utilize o painel logo em frente. Após a cutscene, você enfrentará Pluto.

     Nesta batalha, utilize a “Silencer Handgun”, e ande, não corra. Não permita que o monstro se aproxime demais e atire sem parar em sua cabeça até que ele morra. Após a cena, você tomará controle de Fong Ling. A primeira porta é uma sala de save. Neste corredor, todas as portas estarão trancadas, e você verá uma abertura na parede à esquerda. Siga por ela e, no corredor, vá pela única porta possível. Utilize o único computador e volte, usando o elevador à direita. Siga em frente e, na sala a seguir, assista a mais uma cutscene.

     Com Bruce, siga adiante e vire à esquerda, tomando cuidado com o Hunter, e entre pela porta. Aqui, pegue o mapa e o file nas caixas à direita; antes de sair, cheque o restante das prateleiras para encontrar munição e o “Pod Bay Keycard”. De volta à área anterior, continue seu caminho, ignorando a primeira porta e pegando o elevador à esquerda para o terceiro andar (3F). Alguns zumbis neste corredor carregam munição de Magnum e Grenade Launcher, então tente matá-los fazendo uso dos barris explosivos para economizar munição. Se necessário, volte à sala de save (Store Room, no mapa) para coletar balas de Handgun. Volte e atravesse o corredor, passando pela porta com a manivela. Pegue o “Digital Recorder” na mesa e volte ao elevador, desta vez seguindo até o segundo andar (2F).

     Siga pela direita, entrando pelo caminho e passando pela porta. Pegue o file na cadeira e retorne à área anterior. Continue seguindo em frente até encontrar uma nova passagem, com duas portas, uma de cada lado. Entre primeiro na que está à direita para usar o computador e selecione “Yes” duas vezes, gravando uma amostra da voz de Morpheus. Volte ao corredor anterior (há munição de Shotgun na sala em frente) e siga até o elevador, pegando-o para o primeiro andar (1F). Siga pela direita e cheque o painel ao lado da primeira porta que vir, utilizando o gravador para destrancá-la. Pegue o “Assault Rifle” no armário aberto e siga pela outra porta, escolhendo o caminho que preferir, pela direita ou esquerda. No corredor seguinte, tome cuidado com os Halberts e corra, seguindo para o “Plant”. Aqui, siga em frente e enfrente mais um chefe, a Queen Halbert. Utilize o “Assault Rifle” e atire sem parar. Caso necessite, pegue a munição para a arma próxima a uma das portas da sala. Após a batalha, entre pela porta que dá acesso ao “Laboratory”. Em um dos cantos da sala há uma área cercada, e dentro dela, você encontrará o “Charged Particle Rifle”. Alguns zumbis atacarão; aproveite-os para testar a nova arma e, antes de sair, cheque a cabine de onde eles vieram, encontrando a “Backyard Key” no cadáver. Volte ao corredor do elevador e destranque a única porta fechada aqui, à direita.

     Siga até o elevador e vá em frente no corredor. Pegue o file na cadeira e cheque-a, revelando um painel. Use-o para liberar uma porta e mais uma cena. Desça pelo elevador descoberto, chegando à última sala de save, que contém munição para todas as armas. Após pegá-las, siga pela única porta.

     Você deverá enfrentar Morpheus pela primeira vez, e apenas o “Charged Particle Rifle” é efetivo aqui. Fique atento, pois a batalha já começa com o monstro atrás de Bruce. Atire sempre que puder e tente fugir de seus ataques, zigue-zagueando entre as colunas e utilizando seus itens de cura sempre que necessário. Após a batalha, assista a mais uma cena e siga até a outra porta. Bruce passará a ser perseguido por Morpheus. A partir daqui, siga as instruções de Fong Ling, sendo que “right” significa virar à direita, e “left” à esquerda. Pelo corredor em linha reta, siga em frente e a porta estará trancada. Morpheus surgirá atrás de Bruce. Atire na cabeça do monstro para afastá-lo até que Fong Ling abra a porta para que você possa prosseguir. Assim que puder, fuja e continue seguindo as instruções da chinesa até chegar a mais uma ponte, com outra porta trancada, onde você deverá manter Morpheus afastado. Atire sem parar na cabeça da criatura até ativar a animação que encerra o game.

                                                   DICAS 
Começando o jogo com outras armas

Dependo do Ranking obtido quando terminar o jogo, novas armas estarão disponíveis ao começar um novo jogo através do Save anterior. Abaixo está a relação entre o Ranking que deve ser obtido para garantir as devidas recompensas:
A - Easy: Todas as Handguns e Shotgun.
S - Easy: Todas as armas (exceto o Charged Particle Rifle).
A - Normal: Todas as armas (exceto o Charged Particle Rifle).
S - Normal: Todas as armas com munição infinita (exceto o Charged Particle Rifle).
A - Hard: Todas as armas com munição infinita (exceto o Charged Particle Rifle).
S - Hard: Todas as armas com munição infinita.

Jogar com Fong Ling

Para jogar com Fong Ling, basta terminar o jogo em qualquer dificuldade e começar outro a partir do Save deste. Apesar da troca de personagens, o jogo é exatamente o mesmo de Bruce.


Tela Principal Alternativa

Termine o jogo em qualquer dificuldade para que a tela principal de início fique vermelha.

Este blog é um espelho do site:www.residentevil.com.br:,para mais informações sobre a série resident evil assece-o

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